domingo, 26 de fevereiro de 2012

URGENTE! Sobre as inscrições...

Foram muitos os pedidos para que prorrogássemos as inscrições com direito à alimentação...
Então, atendendo a todos, prorrogaremos...
Dessa maneira, nossa tabela de preços de inscrições agora fica assim:

2º pacote: (1º de janeiro a 29 de fevereiro)
1. Inscrição simples = R$60
2. Inscrição + Alojamento = R$70
3. Inscrição + Alimentação = R$80
4. Inscrição completa = R$90

3º pacote: (1º de março até o dia do evento!)

1. Inscrição simples = R$70
2. Inscrição + Alojamento = R$100


PACOTE ESPECIAL COM ALIMENTAÇÃO
(1º de março a 15 de março)

Inscrição + alimentação = R$100,00


Inscrição + alojamento + alimentação = R$120,00



Agora é partir pro abraço e garantir sua inscrição.
Não sabe como fazê-la, dá uma olhada aqui:
http://erelne2012.blogspot.com/2011/11/inscricoes.html


******************************************************************
NOSSOS CONTATOS

Curta nossa página no facebook: http://www.facebook.com/pages/EREL-2012/272501092765479#!/pages/EREL-2012/272501092765479

Confirme sua presença: http://www.facebook.com/event.php?eid=171485059595388

Converse no Chat do EREL - FORTALEZA: group1324252@groupsim.com

Siga no Twitter: http://twitter.com/#!/Erel2012

Ressuscite seu falecido Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=117373784

Ou simplesmente mande aquele email: erel2012@hotmail.com

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Resultado da Monitoria

Boa noite seus lindos!
Sem mais demora, aqui vai a relação dos monitores selecionados...

1.    AMANDA TAMIRES MORAIS GONÇALVES
2.    ANA CAROLINA BRITO DE CARVALHO
3.    BEATRIZ BARROSO LIMA
4.    CAROLINA MOTA CAPASSO
5.    DANIELE DE OLIVEIRA BONFIM
6.    DAVID BARROSO DE OLIVEIRA
7.    ELAYNE CASTRO CORREIA
8.    ELLEN DOS SANTOS OLIVEIRA
9.    GISELE APARECIDA DOS SANTOS GOMES
10.    HELAINE LIMA CAMARA
11.    HINDEMBURG HENRIQUE TAMIARANA
12.    HOSANA KIZZT CRUZ FERNANDES
13.    JÉSSICA THAIS LOIOLA SOARES
14.    JORIO JOSÉ JUNIO DOS SANTOS WANDERLEY
15.    JOSANE SILVA SOUZA
16.    JOSÉ TALLES DA SILVA SOARES
17.    LARYSSA ERICA QUEIROZ GONÇALVES
18.    LEONILDO CERQUEIRA MIRANDA
19.    LIANA KELLY PINTO LOPES
20.    MEYSSE MARA SANTOS DE OLIVEIRA
21.    NATHALIE SÁ CAVALCANTE
22.    NÍZIA STEPHANIE DE LEMOS RODRIGUES
23.    PAULO CESAR DE BRITO TELES JUNIOR
24.    PRISCILA CAXILÉ SOARES
25.    RAFAEL MAGALHÃES DE OLIVEIRA
26.    THAYNÁ PEREIRA LIMA
27.    VICTOR FLAVIO SAMPAIO CALABRIA



Lembretes:
- O monitor selecionado terá direito a isenção da inscrição do XIV EREL, porém, deverá pagar uma taxa de R$30,00 para custear sua alimentação. Sendo assim, ao fazer sua inscrição, envie a ficha completa e o boleto scanneado do depósito nesse valor.

- O monitor deve ter disponibilidade para o dia do treinamento (02/04, horário e local a combinar).

- O monitor que faltar duas reuniões consecutivas será automaticamente excluído mesmo que justifique sua ausência.
 
- O monitor que faltar duas vezes a sua escala de uma hora por semana na secretaria do XIV EREL será automaticamente excluído.
 
- Se houver necessidade, será chamado um número superior ao número de vagas oferecidas obedecendo à lista de reserva.



Dúvidas? Problemas? Entrem em contato no monitor.erel2012@hotmail.com


Bem-vindos!



******************************************************************
NOSSOS CONTATOS

Curta nossa página no facebook: http://www.facebook.com/pages/EREL-2012/272501092765479#!/pages/EREL-2012/272501092765479


Confirme sua presença: http://www.facebook.com/event.php?eid=171485059595388

Converse no Chat do EREL - FORTALEZA: group1324252@groupsim.com

Siga no Twitter: http://twitter.com/#!/Erel2012

Ressuscite seu falecido Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=117373784

Ou simplesmente mande aquele email: erel2012@hotmail.com
 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Lista completa dos trabalhos aprovados (Modalidade PÔSTER - ERRATA)

1.    AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS REDES DE ENSINO DA CIDADE DO RECIFE: DA ESCOLA PÚBLICA À PRIVADA - Ladjane de Barros Santos (UFPE)



2.      A LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS - Deyris da Silva Almeida (UEMA)



3.      A ARTE DA PALAVRA: O USO DAS FIGURAS DE LINGUAGEM NOS DISCURSOS PUBLICITÁRIOS - Kerlen Lima da Luz (UEMA)



4.      NO CONTRAFLUXO DO SENSO COMUM: O DISCURSO DA INOVAÇÃO POLÍTICA NA REVISTA ISTOÉ - Beatriz Soares Oliveira (UFPI)



5.      ENTRE “AS FORMIGAS”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES: (des)montagem e metalinguagem - Elysmila Ferreira Marques (UEMA)



6.      O PRONOME CLÍTICO “SE” E SUA FUNÇÃO EM ESTRUTURAS COM INTERPOLAÇÃO: UMA PESQUISA DIACRÔNICA - Eloísa Maiane Barbosa Lopes (UESB)



7.      O SONHO AMERICANO EM "AS VINHAS DA IRA", DE JOHN STEINBECK - Emanuelle Alves Cavalcante Araújo (UFPI)



8.      O PAPEL DA VIOLÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-AMERICANA NA OBRA BELOVED DE TONI MORRISON - Jéssica dos Santos de Macêdo (UFPI)9.      A POESIA DE AUTORES PIAUIENSES PARA O LEITOR INFANTO-JUVENIL - Jéssica dos Santos de Macêdo (UFPI)



10.  LITERATURA DE CORDEL: DA GERAÇÃO PRINCESA AOS TEMPOS ATUAIS – Érica Pinheiro dos Santos (UEMA)



11.  CHARGE: A IMPORTÂNCIA DO DESPERTAR CRÍTICO NO ALUNO - Igor Barbosa Marques (UFPA)



12.  O REFLEXO DA FONÉTICA NA ESCRITA DE ANUNCIOS COMERCIAIS - Cleene Freitas Melo; graduando em Letras Licenciatura (UEMA)



13.  EDGAR ALLAN POE, O ESCRITOR MALDITO - Glaucia Lorena de Santana Silva (UEFS)



14.  A INCLUSÃO DA CULTURA INDÍGENA NAS ESCOLAS E A SUA VALORIZAÇÃO ENQUANTO IDENTIDADE NACIONAL – Douglas Miguel Barros (UFS)



15.  ADOLESCÊNCIA E VIDA: EXPERIÊNCIAS DE LEITURA NO PROJOVEM ADOLESCENTE – Jequié – BA - Eloah Miranda Nascimento (UESB)



16.  GÊNEROS TEXUAIS: UM CAMPO DIVERSIFICADO - Ailma Queiros de Oliveira Santos (UEFS)



17.  CINEMA SERTANEJO EM OLNEY SÃO PAULO: GRITO DA TERRA - Nayara Carneiro Santiago (UEFS)



18.  MEMÓRIA E IDENTIDADE NAS MARGENS SECAS DA CIDADE - Dione Maria Lima Monteiro (UFPA)



19.  SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: PRÁTICAS INOVADORAS OU ANTIQUÍSSIMAS? - Dayana Junqueira Ayres Silva (UESB)



20.  A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS POR PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA - Pollyana Lopes e Silva (UFPA)



21.  VOZ DA AMÉRICA: APROXIMAÇÃO E DISTANCIAMENTO - Nayana Brito de Almeida (UFPA)



22.  O HOMEM URBANO NA FICÇÃO CONTEMPORÂNEA - Márcia Neide dos Santos Costa (UEFS)


23.  A SÁTIRA POLÍTICA EM “1968: O ANO QUE NÃO TERMINOU” DE ZUENIR VENTURA - Francisca Josefa de Araújo Silva (UESPI)



24.  OCORRÊNCIA DE PARAFASIAS NOS ENUNCIADOS DE UM SUJEITO APÓS ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL - Tamiles Paiva Novaes (UESB)



25.  A CONCEPÇÃO DE MORTE EM HUMBERTO DE CAMPOS - Luanna Raquel Ferreira Costa (UFMA)



26.  PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO: INTERDISCIPLINARIZANDO A LEITURA - Ana Paula Gomes Avelar (UEMA)



27.  VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NOS GÊNEROS CARTA DO LEITOR CARTA DO REDATOR - Maria de Oliveira Valença (UFPE)



28.  EDIÇÃO XML DO ACERVO DO BARÃO DE JEREMOABO - Janaina de Oliveira Costa (UEFS)



29.  DO PROFANO AO SAGRADO: A IDEOLOGIA MEDIEVAL E SUAS MARCAS EM A DEMANDA DO SANTO GRAAL - Paloma Veras Pereira (UFMA)



30.  O PAPEL DA LÍNGUA FRANCESA NAS INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS - Paola Karyne Azevêdo Moreira (UECE)



31.  A DIVERSIDADE GEOGRÁFICA NA POESIA MORTE E VIDA SEVERINA DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO - Priscila Vieira Lima (UFMA)



32.  O PENSAMENTO E O MODO DE VIDA DO HOMEM MEDIEVAL N'A DEMANDA DO SANTO GRAAL - Vanessa Soeiro Carneiro (UFMA)



33.  ARQUÉTIPO DE IEMANJÁ E REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DO MAR NA OBRAMAR MORTO DE JORGE AMADO - Gabriella Alves Ferreira (UFMA)



34.  VARIAÇÃO LEXICAL DO VOCÁBULO HOMOSSEXUAL (MASCULINO) EM SÃO LUÍS – MA - Theciana Silva Silveira (UFMA)



35.  CABARÉ: UM ESTUDO SOBRE AS VARIANTES DE “PROSTÍBULO” NO CENTRO - HISTÓRICO DE SÃO LUÍS - MA. - Norma Cristina Barbosa Souza (UFMA)



36.  A RESSEMANTIZAÇÃO LINGUÍSTICA NO ESPAÇO HUMORÍSTICO TELEVISIVO BRASILEIRO - Everaldo dos Santos Almeida (FAMA)



37.  O SEBASTIANISMO PRESENTE NA POESIA PESSOANA - Fabiana Rocha do Nascimento Fournier (UFMA)



38.  LINGUAGEM NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE: A IOTIZAÇÃO DO / / NA FALA DE VENDEDORES AMBULANTES DE SÃO LUÍS – MARANHÃO - Fernanda Marques dos Santos (UFMA)



39.  A PROBLEMATIZAÇÃO DO CORPO FEMININO NOS POEMAS “ÂNSIA DE AZUL” E “SER MULHER” DE GILKA MACHADO - Dayane Sousa Alves (UFAL)



40.  DE A FIEL A RAPUQUENGA: DENOMINAÇÕES PARA "AS PROFISSIONAIS DO SEXO" EM SÃO LUÍS – MA – Paulo Gabriel Calvet Ribeiro (UFMA)



41.  DISCUSSÃO SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA - Suzane Gomes da Cunha – (UFC)

42.  AS DESVANTAGENS DO USO DE TRADUTORES ONLINE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA - Angelo de Souza Sampaio (UEFS)



43.  CONHECIMENTO VULGAR: UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DO DOCENTE EM SALA DE AULA – Arlan Ferreira Santos (FAESF)



44.  MÉTODOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM: ABORDAGENS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA - Josenete Trajano de Souza (UEPB)



45.  A LINGUAGEM DA PROPAGANDA EM UMA PERSPECTIVA SEMIÓTICA – Jéssica Joanna Evangelista Marques (UEPB)



46.  O AMOR EM FLORBELA ESPANCA - Fabiana Rocha do Nascimento Fournier (UFMA)



47.  SEXO, IDADE E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA - Francielle Silva Santos (UESB)



48.  A VARIAÇÃO LÉXICO- SEMÂNTICA NO ENSINO DE ESPANHOL COM LÍNGUA ESTRANGEIRA - Gleiciane Costa Pinheiro (UFMA)



49.  ASSOCIAÇÃO ENTRE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA E SUA DETERMINADA CULTURA - Elen Claudia Santana da Silva (UNEAL)



50.  A INTERDISCIPLINARIDADE NA LITERATURA DE CORDEL EM SALA DE AULA -Joeline Santana de Melo (UFMA)



51.  O NORDESTINO EM O AUTO DA COMPADECIDA – UMA ANÁLISE SEMIÓTICA E PARÓDICA - Jânderson Bispo Santos (UNEB)



52.  A IDENTIDADE NACIONAL EM MACUNAÍMA - Beatrice Nascimento Monteiro – (UFPI)53.  A CONTRIBUIÇÃO DO QUINHENTISMO PARA A FORMAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA - Ana Paula Oliveira da Silva – (UFPA)

54.  O SONETO CAMONIANO E A LÍRICA AMOROSA:  ATITUDES DE INFLUÊNCIAS MÍTICO-RELIGIOSAS - Vitor Machado Porto – (UFMA)



55.  PRECONCEITO LINGUÍSTICO NAS REDES SOCIAS - Luana Carvalho Coelho – (UESB)



56.  REFLETINDO A PRÁTICA DOCENTE - Clarisse Magno Silva (UFC)



57.  NÃO SOU PAI, SOU PROFESSOR: A TÊNUE LINHA ENTRE PROFESSOR E EDUCADOR - Alex Inácio da Silva  (UFPE)



58.  ANÁLISE DOS SUJEITOS ESCRAVOS NAS CANTIGAS DOS LAMBE-SUJOS - Catharine Luize de Brito Santos (UFS)



59.  CARACTERIZAÇÃO DOS PAMPAS EM JOSÉ DE ALENCAR E JOSÉ HERNÁNDEZ - Jesus Frota Ximenes (UFC)



60. ANÁLISE DOS CONCEITOS DE IRONIA NA CARTA DE SOR JUANA EM RESPOSTA A SOR FILOTEA - Ana Clara Vieira Fernandes (UFC) 

61. A SÁTIRA DA LOUCURA EM POE E MACHADO: “THE SYSTEM OF DR. TARR AND PROFESSOR FETHER” E “O ALIENISTA” - Odair José da Silva Lima (UEPB)



*****************************************************************
NOSSOS CONTATOS
Curta nossa página no facebook: http://www.facebook.com/pages/EREL-2012/272501092765479#!/pages/EREL-2012/272501092765479
Confirme sua presença: http://www.facebook.com/event.php?eid=171485059595388
Converse no Chat do EREL - FORTALEZA: group1324252@groupsim.com
Siga no Twitter: http://twitter.com/#!/Erel2012
Ressuscite seu falecido Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=117373784
Ou simplesmente mande aquele email: erel2012@hotmail.com

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Lista completa dos trabalhos aprovados (Modalidade COMUNICAÇÃO ORAL - parte 2)

1. LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: LEITURA COM SENTIDO - Clara Mayara de Almeida Vasconcelos (UEPB)

2. A UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE CRÍTICA NA LEITURA DE REVISTAS EM PERÍODO ELEITORAL - Salomão da Silva Costa (UPE)

3. O PAPEL DA LINGUAGEM NA CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS - Fernanda Silva Santos (UESB)

4. “VAMOS FAZER JUNTOS”: PERSUASÃO E IDEOLOGIA DE FALSA INCLUSÃO APRESENTADAS NO DISCURSO DO TEXTO PUBLICITÁRIO EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DO BANCO SANTANDER - José Roberto Gomes dos Santos (UNEB)

5. ALÉM DO ESPELHO: O MITO DO DUPLO NO FILME CISNE NEGRO- Saulo Lopes de Sousa (UEMA)

6. AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: INSTRUMENTO EVANGELIZADOR OU UMA APOLOGIA AO PAGANISMO? - Johandeson Neves Gonçalo (UEPB)
7.      O (A) HERMAFRODITA NO DISCURSO SOBRE CORPO E MONSTRUOSIDADE NO FILME "XXY" - Eleandro Oliveira Prado (UESB)
8.      O CULTURALISMO NO BRASIL – David Barroso (UECE)
9.      O MODELO DIDÁTICO DE GÊNERO: UMA POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM - Dalve Oliveira Batista Santos (PUC/SP)
10.  METODOLOGIA UTILIZADA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA – Neyara Macedo Coelho Barbosa (UESB)
11.  ANÁLISE DE MANUAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - Jaqueline Lima Pereira (UFC)
12.  LETRAMENTO CRÍTICO NA PREPARAÇÃO DE ALUNOS DE E/LE PARA O ENEM - Adriana Teixeira Pereira (UFC)
13.  O GÊNERO ORAL TEATRO NO ENSINO DE LE: EXPERIÊNCIA E REFLEXÃO DOCENTE EM UMA TURMA DE INGLÊS - Ana Tália da Silva Ramos (UFPB)
14.  AUDIOVISUAIS PARA AS AULAS DE ESPANHOL: O USO DE CURTAS OU VÍDEOS HUMORÍSTICOS NAS AULAS DE ELE - Rafaela Luciana Sá Moreira (UFAL)
15.  AS REDES SOCIAIS, COMO INSTRUMENTO DE AUTONOMIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA INGLESA – Jeffrey Marley da Silva Miranda (UEMA)
16.  METODOLOGIAS DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Érika Silva de Souza (UFPB)
17.  GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA: REFLEXÕES E ENSINO - Daniela Santos Pontes (UEPB)
18.  O HOMOEROTISMO E A TRAGICIDADE NAS OBRAS: TERCEIRO TRAVESSEIRO E O SEGREDO DE BROKEBACK MOUTAIN – Luís Galdino de Souza (UEPB)
19.  REPRESENTAÇÕES CORPÓREAS NA LITERATURA DE AUTORIA FEMININA - Maria Lílian Martins de Abreu (UFC)
20. A VIVÊNCIA DO CORPO EM SILÊNCIO: A VELHICE EM “O GRANDE PASSEIO”, DE CLARICE LISPECTOR - Paulo César de Brito Teles Júnior (UFC)  
21.  A VOZ DO SILÊNCIO QUE MUITO FALA: QUESTÕES DE IDENTIDADE E GÊNERO NA MULHER – PROSTITUTA DO ROMANCE MARANHENSE DO SÉCULO XX - Vanessa Cristina Santos Pereira (IESF)
22.  LINGUAGEM E EROTISMO EM FELICIDADE CLANDESTINA, DE CLARICE LISPECTOR – Maurício Belarmino dos Santos (UNEAL)
23.  PARA “ALÉM DA ANDROGINIA”: UM OLHAR QUEER SOBRE ORLANDO DIADORIM – Andréa Leite Costa (UFMA)
24.  O PODER DA MULHER: UMA ANÁLISE DO ARQUÉTIPO FEMININO NAS PERSONAGENS ZANA EM DOIS IRMÃOS DE MILTON HATOUM E LILITH EM CAIM DE JOSÉ SARAMAGO - Lívia Maria Carvalho (UFPE)
25.  ESTEREÓTIPOS DA MASCULINIDADE NO ROMANCE LUZIA-HOMEM: UMA ANÁLISE SOBRE UMA MULHER MASCULINIZADA - Revison José Silva dos Santos (UNEB)
26. REPENSANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES - Ianderléia de Oliveira (UESB)

27. TÉCNICAS DE ENSINO DE LE NO FUNDAMENTAL I - Yanara Barbosa de Andrade (UFPB)

28.  HOMOAFETIVIDADE INESPERADA E A DES(CONSTRUÇÃO) PATRIARCAL NO CONTO “AS TRÊS IRMÃS” DE MIA COUTO - José Carlos Ribeiro Pereira (UEPB)
29.  A MULHER DA LITERATURA BRASILEIRA: A FIGURA FEMININA NOS DISCURSOS ELABORADOS PELOS INTELECTUAIS NA TRANSIÇÃO ENTRE IMPÉRIO E REPÚBLICA - Maria Aparecida Conceição Mendonça Santos (UEMA)
30.  PARQUE INDUSTRIAL – A LITERATURA FEMININA ENGAJADA DE PATRÍCIA GALVÃO/PAGU - Luciana Oliveira de Sousa (UESPI)
31.  ASPECTOS HOMOAFETIVOS NO CONTO DE MARIO DE ANDRADE - Elane Santos de Jesus (UESB)
32.  RESGATE À TEMÁTICA FEMININA: REFLEXÃO DE GÊNERO EM ORGULHO E PRECONCEITO E PERSUASÃO DE JANE AUSTEN - Débora Pinheiro da Silva (UEMA)
33.  "OS SOBREVIVENTES" DE CAIO FERNANDO ABREU: A CONSTRUÇÃO DE TRAÇOS RESULTANTES DE UM SISTEMA OPRESSOR – Emanuelle Klyss Santos Rocha (UEMA)
34.  AMOR E EROTISMO NA POESIA DE FLORBELA ESPANCA - Cintia Ferreira dos Santos (UEFS)
35.  ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO CONTO "A BELA E A FERA OU A FERIDA GRANDE DEMAIS" DE CLARICE LISPECTOR - Aline Hellen Santos Souza (UFMA)
36.  A IDENTIDADE CULTURAL PÓS-MODERNA EM "O CÉU DE SUELY" - Cláudia Luciana Magalhães Novais – (UEMA)
37.  O SÉCULO XIX RETRATADO NAS OBRAS “LE PÈRE GORIOT” DE HONORÉ DE BALZAC E “LES MISÉRABLES” DE VICTOR HUGO - Paola Karyne Azevêdo Moreira (UECE)
38.  FORTALEZA POR SEUS ROMANCES - William Frederico de Souza Rodrigues (UFC)
39.  AUGUSTO DOS ANJOS, UM TEMA SEMPRE ATUAL - Rubem José Seixas Cardoso Filho (UEFS)
40.  CELESTINA: UMA REPRESENTAÇÃO DA MULHER SATÂNICA NA IDADE MÉDIA - Fernanda Câmara Maciel (UEMA)
41.  AS MARCAS DO CINEMA NA LITERATURA – Manoel da Lapa Fonseca da Silva (UNEB)
42.  FORMAS INCOMUNS DE UM AUTOR IRREMEDIÁVEL: O CENÁRIO NARRATIVO EM “MORANGOS MOFADOS”, DE CAIO FERNANDO ABREU - Deyse Filgueiras Batista (UEMA)
43.  QUANDO A ESCOLA DEIXA DE SER DIVERTIDA: BULLYING, O QUE FAZER NO PAPEL DE DOCENTE? - Francisco César Costa Lins (UEPB)
44.  A PSICOLINGUÍSTICA E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM - Micaelle Kiara Barbosa de Oliveira (UEPB)
45.  ESTUDANDO A LINGUAGEM DE REVISTAS JOVENS PARA A COMPREENSÃO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA - Grasielle da Silva Correia (UNEB)
46.  CANTIGAS TROVADORESCAS E MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE O MEDIEVAL E O CONTEMPORÂNEO - Nelma Regina Gomes Martins (UEMA)
47.  PELOS CAMINHOS DO ERÓTICO - Siene Sasha Ferreira Gomes (UEPI)
48.  O PORTUGUÊS DA EUROPA E O PORTUGUÊS DA AMÉRICA – DOIS PORTUGUESES COM SUAS SINGULARIDADES: O OLHAR PARA UMA PERSPECTIVA DIACRÔNICA DA LÍNGUA PORTUGUESA - João Henrique Silva Pinto (UESB)
49.  DO LATIM “POPULAR” AO PORTUGUÊS ERUDITO: ASPECTOS HISTÓRICOS E DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA - Alcely Rosa Rodrigues Correa (UEMA)
50.  PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - Nara do Espirito Santos Almeida (UEFS)
51.  O SE COMO ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO - Adalton dos Santos Silva (UEAL)
52.  FRAGMENTAÇÃO DO PERÍODO COMPOSTO EM CONTOS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - Mateus Oliveira Lima (UESB)
53.  A REVOLUÇÃO CULTURAL E A NOVA POESIA: A LITERATURA BRASILEIRA E SUA PESPECTIVA TROPICALISTA - Ana Paula Gomes Avelar (UEMA)
54.  CHAPEUZINHO VERMELHO E CHAPEUZINHO AMARELO, UMA RELAÇÃO DE INTERTEXTO INFLUENCIADA PELOS DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS – Douglas Miguel Barros (UFS)
55.  A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA MATERNA PARA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: O FRANCÊS COMO L2 - Angelo de Souza Sampaio (UEFS)
56.  O ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM IDIOMA, MUITAS POSSIBILIDADES - Rosana Souza Silva (UESC)
57.  A ALTERNÂNCIA ENTRE O PRONOME TU E A FORMA PRONOMINAL VOCÊ NO PORTUGUÊS FALADO EM SÃO LUÍS-MA - Fabiana Rocha do Nascimento Fournier  (UFMA)
58.  A (DES) CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO NEGRO EM: O MENINO MARROM - Marcia Jovelina de Jesus (UNEB)
59.  A QUESTÃO DO DUPLO EM OS SINOS DA AGONIA - Jéssica do Nascimento Ferreira (UFS)
60.  AVENTURA NO MAR: ENGAJAMENTO LITERÁRIO NA NARRATIVA INFANTO-JUVENIL DE ASSIS BRASIL - Dheiky do Rego Monteiro Rocha (UESPI)
61.  A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK CORRETIVO ORAL NAS AULAS DE INGLÊS PARA CRIANÇAS: QUANDO EXCELLENT NÃO SIGNIFICA EXCELENTE - Simone Santa Catharina (UNINTER)
62.  A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO NOS DIAS ATUAIS: UMA ANÁLISE DO SENTIDO DA “OPRESSÃO” NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Jocelma Boto Silva
63.  O FAZER TEATRAL COMO VÁLVULA DE IMPULSO PROVOCADORA DOS INTERESSES DISCENTES PELOS CONTEÚDOS DE LITERATURA, TRABALHADOS ATÉ ENTÃO, DE FORMA TRADICIONAL - Daniele Tavares Rodrigues (UEFS)
64.  A PRESENÇA FANTASMA DA CIDADE NA OBRA DOIS IRMÃOS DE MILTON HATOUM - João Daniel Guimarães Oliveira (UEFS)
65.  REPRESENTAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO MIDIÁTICA DO ESCÂNDALO POLÍTICO - Thaysa Maria Brayde de Moraes Cavalcante 
66.  O DUPLO EM WILLIAM WILSON REFLETIDO EM CLUBE DA LUTA - Luiz Gustavo Moreira Melo (UEMA)
67.  (RE)CONCEITUALIZAÇÃO SOBRE REFORMA AGRÁRIA: INVESTIGANDO AÇÕES DA MÍDIA E DO MST - Vinícius Nicéas do Nascimento (UFPE)
68.  A presença do mito do paraíso nA OBRA FÍLMICA Avatar - Ariana Carla Barbosa da Silva (UNEB)
69.  LITERATURA, LAZER E CULTURA: UMA ANÁLISE DA OBRA OS TAMBORES DE SÃO LUÍS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ATIVIDADE TURÍSTICA - Andreia Ribeiro Araújo (UFMA)
70.  ANÁLISE DO DISCURSO E MÍDIA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO - Nilton Leonardo Alves Aires (UFMA)
71.  UM ESTUDO DA PARÓDIA DE EURÍPIDES EM ACARNENSES, TESMOFORIANTES E RÃS DE ARISTÔFANES - Francisco Gleiberson dos Santos Nogueira (UFC)
72.  ANÁLISE LINGUÍSTICA E DISCURSIVA DE PIADAS SOBRE EVANGÉLICO - Bruno Rodrigues Cavalcanti de Melo (CESMAC)
73.  DIÁLOGOS ENTRE PESSOA E SIQUEIRA: CANÇÕES DO SUJEITO POÉTICO - Ana Simony Ferreira de Oliveira (UEMA)
74.  MÍDIA TELEVISIVA: A INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA NA VIDA DA CRIANÇA, COMO UTILIZAR ESTE RECURSO PEDAGÓGICO? - Ladjane de Barros Santos (UFPE)
75.  A INTERNET COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO - Sandra Mara Ramos Mendes (UFMA)
76.  AUDIOVISUAIS PARA AS AULAS DE ESPANHOL/LE: A POESIA NAS AULAS DE E/LE - Maria Edinete Santos (UFAL)
77.  A LINGUAGEM DA PROPAGANDA EM UMA PERSPECTIVA SEMIÓTICA - Jéssica Joanna Evangelista Marques (UEPB)
78.  A IMAGEM DO SERTANEJO NA CANÇÃO DE HUMBERTO TEIXEIRA, “DOUTOR DO BAIÃO” – Francisco José Holanda (UFC)
79.  ATLAS LINGUÍSTICO DO AMAPÁ: PERSPECTIVAS E DESAFIOS - Romário Duarte Sanches (UNIFAP)
80.  OS ARABISMOS DA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA - Beatriz de Paula Silva (UFPI)
81.  OS ASPECTOS DA PÓS-MODERNIDADE NO POEMA “TATUAGEM”, DE VERÔNICA STIGGER - Diogo dos Santos Souza (UFAL)
82.  ANÁLISE DOS CONCEITOS DE GÊNERO E TEXTO EM GRAMÁTICAS DIDÁTICAS DE ENSINO MÉDIO, UMA REFLEXÃO DE SUAS ABORDAGENS - Weslane Maria Martim da Silva (UFPE)
83.  TRABALHANDO GÊNEROS ORAIS EM SALA DE AULA - Wiaponira Batista Guedes – (UFRPE)
84.  UM ESTUDO ESTÉTICO DA MELANCOLIA EM MACUNAÍMA, O HERÓI SEM NENHUM CARÁTER - Shislaine Mary Carvalho da Silva (UFPA)
85.  O sertão segundo Olney São Paulo: construções identitárias e imaginário cultural em A antevéspera e o canto do sol - Maria David Santos (UEFS)
86.  AS PATOLOGIAS SOCIAIS E A DETERIORAÇÃO HUMANA NA OBRA O CORTIÇO - Diana Milhomem Sampaio (UEMA)
87.  ORDEM E DESORDEM EM MEMORIAS DE UM SARGENTO DE MILICIAS: POLARIZAÇAO ESSENCIAL NA REPRESENTAÇAO DOS PERSONAGENS, DOS COSTUMES E DA SOCIEDADE CARIOCA NO INICIO SÉCULO XIX – Mayara Thais Amaral Silva (UEMA)
88.  Como a classe social influência na utilização de gírias pelos adolescentes do ensino fundamental - Maria Helena dos Santos (UNEAL)
89.  O DILEMA URBANO NO CONTO O COMPANHEIRO DE QUARTO DE PAULO HENRIQUES BRITTO - Ederval Fernandes Amorim (UEFS)
90.  O GAUCHE DAS SETE FACES – DRUMMOND O GRANDE POETA - Jânderson Bispo Santos (UNEB)
91.  A LINGUAGEM POÉTICA DE “O RIO”, DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO - Rafaela de Abreu Gomes (UFC)
92.  O EQUILÍBRIO ENTRE ABORDAGENS TRADICIONAIS E O USO DE TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA DE LINGUA INGLESA - Tatiane Santos de Jesus (UNEB)
93.  AQUISIÇÃO ORTOGRÁFICA: UM ESTUDO DE CASO LONGITUDINAL - Francisco Herbert da Silva (UESPI)
94.  O DRAMA DOS DESASSISTIDOS EM O CHÃO DOS MORTOS, DE EDUARDO CAMPOS – Elayne Castro Correia (UECE)
95.  HISTÓRIA E LITERATURA: O DISCURSO DA SECA NA OBRA DE RODOLFO TEÓFILO - Renata Lopes de Oliveira (UFC)
 

96.  FOGO MORTO: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES HUMANAS E SÓCIO-ECONÔMICAS DO NORDESTE BRASILEIRO À LUZ DA SOCIOLOGIA DO ROMANCE - Paloma Veras Pereira (UFMA)
97.  A LÍNGUA SOB A ÓTICA DA TERMINOLOGIA - Davi Pereira de Souza (UFPA)
98.  ANÁLISE DO GÊNERO TEXTUAL CARTA PESSOAL PRODUZIDOS POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS – MARANHÃO - Veronice da Silva Ramos (UFMA)
99.  CONDIÇÃO DE FELICIDADE EM ALICE - Daniel Sandro Barbosa (FOCCA)
100.                     O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O CONFLITO COM O USO DA GRAMÁTICA NORMATIVA - Pricila P. dos Santos (UESB)

Lembrando que os artigos completos deverão ser enviados ao email do evento: 
<academica.erel2012@hotmail.com>
até um dia depois do evento, em 
formato PDF, com no mínimo (06) seis e no máximo (15) quinze páginas, de acordo com as normas do evento. Serão aceitos para publicação os artigos apresentados na modalidade comunicação oral que estejam em conformidade com as normas do evento. Não serão aceitas substituições ou modificações posteriores dos trabalhos aceitos para apresentação e/ou publicação. A revisão dos textos é de responsabilidade do(s) autor(es), implicando em sua aceitação.




***************************************************************************
NOSSOS CONTATOS

Curta nossa página no facebook: http://www.facebook.com/pages/EREL-2012/272501092765479#!/pages/EREL-2012/272501092765479

Confirme sua presença: http://www.facebook.com/event.php?eid=171485059595388

Converse no Chat do EREL - FORTALEZA: group1324252@groupsim.com

Siga no Twitter: http://twitter.com/#!/Erel2012

Ressuscite seu falecido Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=117373784

Ou simplesmente mande aquele email: erel2012@hotmail.com