domingo, 5 de fevereiro de 2012

Lista completa dos trabalhos aprovados (Modalidade COMUNICAÇÃO ORAL - parte 1)

1. Um caminho para o letramento através do uso de gêneros textuais no ensino-aprendizagem de PLE - Dayse Helena Viana de Albuquerque Gouveia (UFPB)

02. A influência dos sons da fala na escrita de alunos das séries iniciais - Robervaldo Correia dos Santos (UFRB)

03. A mediação pedagógica nas práticas de leitura: uma experiência no terceiro ano do ensino médio - Júlia Maria Muniz Andrade (UESPI)

04. A ludicidade aplicada ao ensino de língua portuguesa para cegos - Kenia Smith dos Santos Costa (UNEB)

05. Josue Montello e o romance em Noite sobre Alcântara - Marília Milhomem Moscoso Maia - (UFMA)

06. O reggae e o rap como espaços de enunciação do negro em Bob Marley e Mano Brown - Profº. Líbia Leaby Leite Barbosa (UEPB)

07. Língua escrita na perspectiva gramatical - Clarisse Magno Silva (UFC)

08. As inovações da linguagem no conto famigerado, de Guimarães Rosa - Karla Dayanne dos Anjos Aguiar (UFPI)

09.  A construção da identidade indígena no livro didático de língua portuguesa - Laise de Laine Rabelo Viegas (UFMA)

10.  Expressões linguísticas em crônicas do cotidiano sobre a identidade cultural do brasileiro - Pollyana Ribeiro Matos (UEMA)

11.  Mitos iorubas: Linguagem catalisadora do/no candomblé - Wilken Figueredo Matos (UESC/BA)

12.  Afrodescendência e afrobrasilidades em Auta de Souza - Josenildo Pinheiro da Silva – (IFRN)

13.  As pelejas de Ojuara: A construção da imagem do nordeste e do nordestino - Alanna Cavalcanti dos Santos Silva (UEPB)

14.  Pregoeiros: Um canto que não pode calar - Katiellen Andrade de Sousa  (UFMA)

15.  MPN: Uma análise reflexiva com músicas populares nordestinas - Tatiane Bastos da Silva (UEFS)

16.  Contribuição africana à cultura e falar nordestinos: Um estudo baseado em “Africanos no Brasil”, de Nelson de Senna, e “ Casa grande & senzala”, de Gilberto Freyre - João Luiz Pereira da Costa Ferreira (UEFS)

17. Resignificação do ensino-aprendizagem por meio do gênero cordel - Bruna Rafaelle de Jesus Lopes (UFRN)

18. A abordagem ideológica e discursiva do gênero canção na aula de língua portuguesa - Pedro Felipe da Silva Santos (UPE)

19. Estratégias de leitura, análise e interpretação de textos na universidade: Da decodificação à leitura crítica - Urbano Cavalcante Filho (UESC)

20. As funções poética e metalinguística em trechos da obra Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis - Leidiane Conrado dos Santos (UFPI)

21. Do poema ao desenho animado: Transcodificações de Morte e vida Severina - George Lima dos Santos (UNEB)

22.  Observações sobre o emprego do “lhe” como objeto direto na fala popular feirense - Deyse Edberg (UEFS)

23.  A escolha lexical na construção dos campos semânticos de Amor e Sexo na música da Rita Lee e na Crônica de Arnaldo Jabor - Fernanda Santos Vallim da Silva (UERJ)

24.  Vícios de linguagem: palavras e expressões que dificultam o entendimento - Sandro Roberto Araujo Sousa Cruz  (UEMA)

25.    Um estudo do léxico do aparelho genital feminino - Aline Gama de Castro (UFMA)

26.    Os sentidos do prefixo re- no Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa - Anne Carolline Dias Rocha (UESB)

27.  O discurso poético de Nauro Machado – Érica Pontes Moreira (UEMA)

28.  A tragédia dos (des) afetos familiares em Ciranda de Pedra, de Lygia Fagundes Telles - Diego Nascimento Araújo (UFC)

29.  Por um modelo de legendagem para surdos no Brasil - Rejanira Padilha Ferreira (UECE)

30.  Linguagem e hipertexto: construção de identidades juvenis em weblogs - Sânia Tereza Costa (UFMA)

31.  Estrangeirismos no cotidiano turístico e hoteleiro - Rafael Albuquerque Muniz Falcão (UFAL)

32.   O big bang da literatura: a explosão contemporânea do gênero “fantástico” na literatura mundial - Kerlen Lima da Luz (UEMA)

33.  Quincas Berro D’água: um sorriso além da morte - Joeline Santana de Melo (UFMA)

34.  A intertextualidade bíblica na obra Zero, de Ignácio de Loyola Brandão - Anara do Rêgo Moraes  (UFPI)

35.  João do Vale: segredos que o sertanejo sabe – elementos da música popular do poeta que canta sua terra - Vanessa Chaves Mendonça Martins (UFMA)

36.    Em busca de parâmetros de legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE) para o Nordeste - Áureo Pinto da Silva Júnior (UECE)

37.    Categorização de gêneros: a distinção entre tipologia e classificação de gêneros dos substantivos em português - Luciana Lemos de Moura Santiago (UESPI)

38.    A influência de línguas africanas no português do Brasil - Isabela Tinoco Ribeiro (UEMA)

39.    A linguagem do prazer: a variação lexical dos profissionais do sexo na cidade de São Luís do Maranhão - Sâmia Cristina Martins Silva (UFMA)

40.    A marginalização dos personagens em Esperando Godot (2005) e Fim de partida (1956) de Samuel Bekett - Isabela Feitosa Lima Garcia (UECE)

41.    O labirinto do Fauno: O filme nas aulas de E/LE - Julio Oliveira da Silva (UFS)

42.    O estudo semântico da interferência da língua portuguesa no processo de aprendizagem da língua inglesa: Enfoque nas gírias - Manuel Quadros de Jesus (UNEB)

43.    Métodos utilizados para aprendizagem fora do âmbito acadêmico pelos alunos concluintes da UNEAL - José Henrique Santos Tavares (UNEAL)

44.     Os objetos educacionais do banco internacional de objetos educacionais (BIOE) como recursos auxiliadores na composição das aulas de língua espanhola - Gerlylson Rubens dos Santos Silva (UFC)

45.     Redes sociais e a formação de professores de espanhol: uma possibilidade pedagógica – Alcilene Aguiar Pimenta (UFC)

46.     Formação de leitores: construindo uma sociedade igualmente culta e humanizada – Ellen dos Santos Oliveira (FLSF)

47.  Cérbero: Carcereiro das personagens de The Zoo Story, de Edward Albee. Edinaldo Nascimento de Oliveira (UECE)

48.  Filosofia e literatura: Uma relação possível na perspectiva do discurso - Sonia Regina Abreu Moreira (UFMA)

49. A lírica de Tomás Antônio Gonzaga e a clássica subordinação do amor à beleza - Lyzandra de Lima Costa (UEMA)

50. A cultura HIP HOP e a influência da oralidade africana na música dos grandes centros urbanos - Rita de Cássia Freire dos Santos (UESC)

51. O processo de aprendizagem nas avaliações escritas (Língua Portuguesa) - Alex Inácio da Silva (UFPE)

52. As divergências no ensino da gramática - Rosane Marques de Jesus (UESB)

53. Histórias em quadrinhos: Um elo entre o lúdico e o literário - Eder Ribeiro Marinho (UFRB)

54. Atividades de produção escrita nos livros de língua portuguesa - Cristiane Severina da Paixão (UPE)

55. Gêneros literários e o ensino de língua portuguesa: Da unidade à diversidade - Ronald Ferreira dos Santos (UFMA)

56.  Literatura de massa e sua influência na formação do jovem leitor - Danilo Fernandes Sampaio de Souza (UNEB)

57.  Percurso histórico da literatura infantil e sua contribuição para o desenvolvimento da criança - Cristiane Rodrigues Lopes – (UFMA)

58.  Formação de leitores através da literatura afro-brasileira - Elane Martins de Araújo (UEPB)

59.  O cordel com incentivo à leitura e escrita - Kellyanne Reis (UESPI)

60.  Preconceito racial e a violência na sociedade do livro Insônia de Stephen King – Heitor Manrubia Monteiro dos Santos (UFAL)

61.  A desarmonia do bosque harmonioso: a fragmentação do sujeito na pós-modernidade – Paula Jesus dos Santos (UESB)

62.  A identidade nordestina em Contos Tradicionais do Brasil, de Luís da Câmara Cascudo – Maria de Oliveira Valença (UFPE)

63.  O sujeito da psicanálise na narrativa do século XX – Rafaela de Araújo Duarte (UEMA)

64.  A Mulher no espelho: hedonismo e fragmentação do sujeito na pós-modernidade – Natália Correia Oliveira (UESB)

65.  Traços da escrita intimista na prosa de Clarice Lispector – Thayara Rodrigues Pinheiro (UFMA)

66.  Dialética leitura e prazer no conto “Felicidade clandestina” de Clarice Lispector – Luciene Feitosa da Silva Goveia (UFS)

67.  A cidade em Devir: imagens fraturadas em “Pela noite”, de Caio Fernando Abreu – Ailton de Santana (UNEB)

68.  As manifestações eróticas na poesia contemporânea piauiense – Luinaldo da Silva Soares (UESPI)

69.  Arquivo pessoal de Natércia Campos: a natureza compondo um mundo de papel -  Ana Laura Barbosa Rodrigues (UFC)

70.  A perda dos valores da sociedade contemporânea na obra Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago – Francisco Wilton Lima Cavalcante  (UFC)

71.  Mentalidade medieval no romance Inocência de Visconde de Taunay – Joice Girão Lopes (UFC)

72.  Sor Juana Inés de la Cruz: uma concepção de vanguarda – Vanessa Silva de Lima (UFPE)

73.  O homem, a água e a terra: elementos constitutivos da poesia de Jáder de Carvalho – Thaís Pereira dos Santos (UECE)

74.  Uma análise sociológica: expressão da cultura e da civilização na obra de Mário de Sá Carneiro “As confissões de Lúcio” – Maria Natalia Cavalcante da Silva (UFMA)

75.  A região Nordeste e a seca retratada em Graciliano Ramos: vidas secas ou sem visi/dizibilidade? -  Eliseu Ferreira da Silva  (UEFS)

76.  O estágio extra-curricular cumpre sua função como formador de estagiário? - Josane Silva Souza (UNEB)

77.  Representações sociais docentes sobre a pedagogia de Paulo Freire na EJA: Aproximações ou distanciamentos? - Dayana Junqueira Ayres Silva (UESB)

78.  A linguagem artísitico-visual na educação para portadores de autismo - Laiana Alves dos Santos Vieira (UNEB)

79.  O acordo ortográfico 1990 no ensino de língua portuguesa - Moisés Santos Silva (UNEB)

80.  Política de avaliação educacional: Reflexões sobre o ENADE - Marcelle Bárbara Cunha de Andrade (UFMA)

81.  A construção de sentidos na escrita do aluno surdo - Márcio Arthur Moura Machado Pinheiro (UEMA)

82.    Concordância nominal: Uma análise através do social - Andressa Kaline Luna de Oliveira Marques (UNEAL)

83.    Prática docente e variação linguística: Um estudo sobre a utilização da abordagem sociolinguística em escolas municipais de ensino fundamental II de Santo Antônio de Jesus - Tatiane Santos da Silva (UNEB)

84.    Preconceito linguístico: Discriminação e exclusão social - Ariosvaldo Leal de Jesus (FSLF)

85.    Correspondências baianas da segunda metade do século XX: Constituindo corpus para estudo da história do português brasileiro - Adilson Silva de Jesus (UEFS)

86.    O preconceito linguístico e o ensino de língua portuguesa - Karoliny Reis Pereira (UFMA)

87.    Variação lexical do termo prostíbulo na cidade de São Luís do Maranhão - Suzane Maria Ramos de Sousa (UFMA)

88.    A influência da sociolinguística na linguagem oral - Marlucia Mascena da Silva (UNEB)

89.    A disciplina de fonologia como meio facilitador no entendimento das questões sociolinguísticas no curso de letras da UFC - Victor Flávio Sampaio Calabria (UFC)

90.  O exílio cantado: Diálogos entre Canção do exílio, de Gonçalves Dias e Sabiá de Tom Jobim e Chico Buarque - Lys Lins Calisto (UFAL)

91.  Vermes e quimeras necrófagas: O grotesco na poesia de dos Anjos - Tammys Loyola Rolim (UFMA)

92.  O caráter epigramático presente nas canções de Rita Lee - Lívia Maíra Barbosa Felipe (UFRN)

93.  Lendas maranhenses: Uma releitura poética e um resgate histórico popular - Joelferson da Silva Araújo (UFMA)

94.  Entre deuses e humanos: O mito no romance o sertanejo de José de Alencar - Virgínia Silva de Carvalho (UESPI)

95. Migrações, transculturações e o lugar do desterrado: Uma análise crítica do conto “A casa da Senhora Sen” da escritora Jhumpa Lahiri - Ranyane Melo Claudio (UFPB).

96.  A residualidade do trovadorismo nas músicas brasileiras - Byanca Borges de Araújo (UEMA)

97.  O romance picaresco e seus reflexos no teatro de Ariano Suassuna - Maria Milene Peixoto de Oliveira (UFC)

98.  O lúdico infanto-juvenil interagindo com as múltiplas linguagens - Ivani da Silva Santos (UNEB)

99.  Relações de amor e poder nos contos “O saltimbanco” e “Os dentes podres”, de Eça de Queirós - Luciana Aparecida de Miranda (UEFS)

100. O engenho feudal de A bagaceira - Leonildo Carqueira Miranda (UFC)


Lembrando que os artigos completos deverão ser enviados ao email do evento: 
<academica.erel2012@hotmail.com>
até um dia depois do evento, em 
formato PDF, com no mínimo (06) seis e no máximo (15) quinze páginas, de acordo com as normas do evento. Serão aceitos para publicação os artigos apresentados na modalidade comunicação oral que estejam em conformidade com as normas do evento. Não serão aceitas substituições ou modificações posteriores dos trabalhos aceitos para apresentação e/ou publicação. A revisão dos textos é de responsabilidade do(s) autor(es), implicando em sua aceitação.


***************************************************************************
NOSSOS CONTATOS

Curta nossa página no facebook: http://www.facebook.com/pages/EREL-2012/272501092765479#!/pages/EREL-2012/272501092765479

Confirme sua presença: http://www.facebook.com/event.php?eid=171485059595388

Converse no Chat do EREL - FORTALEZA: group1324252@groupsim.com

Siga no Twitter: http://twitter.com/#!/Erel2012

Ressuscite seu falecido Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=117373784

Ou simplesmente mande aquele email: erel2012@hotmail.com

9 comentários:

  1. Tem pessoas que irão apresentar em 3 MODALIDADES!!!!!! E outras que não conseguiram NADA! Não entendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O edital permitia que cada pessoa submetesse vários trabalhos desde que fossem de modalidades diferentes... Então não há problema nenhum.

      Excluir
  2. Olá. algumas pessoas vão apresentar vários segmentos: poster, comunicação e minicurso... o mesmo tema, a mesma coisa... porque? eu e varios amigos ficamos de fora, e claro não iremos. obrigado. agradeço se esclarecerem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente quando juntamos todas as listas constatamos o mesmo problema. Estamos procurando um meio de solucionar da melhor maneira possível, afinal no edital nada dizia sobre enviar o mesmo trabalho em modalidades diferentes [o que já foi alegado por alguns alunos que obtiveram aprovação...]
      Enfim, buscaremos a melhor solução para todos!

      Excluir
  3. Nossa que horror! Eu tbm não fui aprovada, e não irei por que é um custo muito grande para ir apenas como ouvinte. Acho coerente a reclamação do colega, todos deveriam ter a oportunidade de apresentar... enfim, bom evento.

    ResponderExcluir
  4. Aonde estão as cartas de aceite? Não acho nem um link e não foi enviado para o email.

    ResponderExcluir
  5. Enviei meu resumo para apresentação de trabalho no dia 20/12/11,para o email: academia.erel2012@hotmail.com, mas o email: postmaster@mail.hotmail me enviou uma mensagem dizendo que meu resumo não foi enviado pra o email:academia.erel2012@hotmail.com. E AGORA?
    Me responda,por favor, se meu resumo foi enviado para o email correspondente ou não.
    Attc,
    Aleandra Rocha Santana

    ResponderExcluir